.

11/06/2012

CAUSAS ESPIRITUAIS DAS DOENÇAS

 

doe

Durante muito tempo os portadores de hanseníase – no passado conhecida como lepra – sofreram com o preconceito e a ignorância, quase tão letais quanto à doença que os acometia. Tratados como criminosos, eram vítimas de denúncias anônimas, sendo perseguidos e presos, às vezes a laço, pelas autoridades, que os fichavam no chamado Departamento de Prevenção à Lepra (DPL). Após esse procedimento, eram obrigados a se recolher nos chamados asilos-colônias, afastados das cidades, onde, longe do convívio social, perdiam o contato até com os familiares mais próximos.

Essa dolorosa situação, que parece pertencer a um passado longínquo, é, na verdade, bem recente, sendo registrada no Brasil até a década de 60 como procedimento de praxe da então polícia sanitária.

Hoje, embora encontrada a cura para a hanseníase, sobre seus portadores ainda pesa o estigma do preconceito, fruto da falta de esclarecimento sobre a doença que, apesar de ser infecto-contagiosa, deixa de ser transmissível assim que o paciente inicia o tratamento com a poliquimioterapia (PQT), introduzida nos anos 80. Além disso, pelo que diz a medicina moderna, cerca de 80% da população é geneticamente resistente ao bacilo e nunca vai ser contaminada.

São informações de reportagem da “Revista da Folha”, que publicou, em setembro, matéria assinada por Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá, com o título “Da janela para o mundo”, abordando o problema do preconceito que ainda ronda os portadores do bacilo de Hansen.

No livro “Leis de Amor”, psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, Emmanuel fala sobre as causas espirituais das doenças, oferecendo mais amplas reflexões sobre o tema: “O erro de uma encarnação passada pode influir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo? - A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semimaterial do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.”

“Qual a relação existente entre doenças e Justiça”?

- “No curso das enfermidades, é imperioso venhamos a examinar a Justiça, funcionando com todo o seu poder regenerativo, para sanar os males que acalentamos.”

“Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo espírito do próprio enfermo, antes de renascer”?

- Nem sempre o espírito requisita deliberadamente determinadas enfermidades, de vez que, em muitas circunstâncias quais aquelas que se verificam no suicídio ou na delinqüência, caímos, de imediato, na desagregação ou na insanidade das próprias forças, lesando o corpo espiritual, o que nos constrange a renascer no berço físico exibindo defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.”

“A mente invigilante pode instalar doenças no organismo? E o que pode provocar doenças de causas espirituais na vida diária?

- A mente é mais poderosa para instalar doenças e desarmonias do que todas as bactérias e vírus conhecidos. Necessário, pois, considerar igualmente que desequilíbrios e moléstias surgem também da imprudência e do desmazelo, da revolta e da preguiça. Pessoas que se embriagam a ponto de arruinar a saúde; que esquecem a higiene até se tornarem presas de parasitos destruidores; que se encolerizam pelas menores razões, destrambelhando os próprios nervos; ou que passam todas as horas em redes e leitos, poltronas e janelas, sem coragem de vencer a ociosidade e o desânimo pela movimentação do trabalho, prejudicando a função dos órgãos do corpo físico, em razão da própria imobilidade, são criaturas que geram doenças para si mesmas, nas atitudes de hoje mesmo, sem qualquer ligação com causas anteriores de existências passadas.”                                                              Boletimsei.org.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!