.

27/07/2011

QUANDO A CIÊNCIA ADENTRA O TERRITÓRIO DA ESPIRITUALIDADE

Enquanto nos Estados Unidos o tema "Medicina e Espiritualidade" é pesquisado há décadas nas universidades, tendo como a disciplina, Saúde e Espiritualidade em mais de 50 escolas médicas, no Brasil os estudos a esse respeito ainda são bem recentes. O médico Sérgio Felipe de Oliveira, formado em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em Ciências com a tese sobre "Estrutura da Glândula Pineal Humana", pela mesma universidade, abordou o tema "Saúde e Espiritualidade" no 6º Congresso Regional de Medicina, promovido pela APM (Associação Paulista de Medicina — Regional de Araçatuba), que ocorreu no último final de semana. 
Apesar do médico ressaltar a importância das pesquisas espirituais (não envolvendo fatores religiosos ou crenças), ele acredita que o tema espiritualidade deve estar em congruência com a ortodoxia do tratamento clínico. Nesta entrevista, concedida na sede da APM, ele aborda as questões relacionadas à alma, à vida e aos seres. 
Folha da Região — Sua formação espírita influenciou na busca pela espiritualidade relacionada à área médica? Por quê?
Sérgio Felipe de Oliveira — Sem dúvida, porque o Espiritismo prega que a religião deve estar ligada à Ciência como princípio fundamental, por isso e ao mesmo tempo, eu tenho uma ligação muito sólida com o pensamento científico. 
FR — Como é visto o tema "Saúde e Espiritualidade" nas universidades norte-americanas?
Sérgio Felipe — Nos Estados Unidos o tema surgiu como uma reivindicação da população, que desfruta de um sistema democrático de muito acesso nas políticas de governo. O "National Institute of Health" (que é o Ministério da Saúde dos Estados Unidos) proibiu as práticas espirituais em saúde. A população contestou por considerar que a proibição da prática, sem provas de que não funcionaria, além de não ter dado nenhuma alternativa, uma vez que a medicina formal não cura todas as doenças. Então eles foram obrigados, sob o ponto de vista jurídico, a atender a população, e começaram a desenvolver modelos de pesquisas possibilitando o envolvimento da espiritualidade na prática médica, com os critérios da ética médica e com o rigor da ciência. Atualmente, mais de cinqüenta universidades nos Estados Unidos têm Saúde e Espiritualidade em sua grade disciplinar. 
FR — E no Brasil, o tema Saúde e Espiritualidade ainda é muito recente?
Sérgio Felipe — Por enquanto existem núcleos isolados, estamos apenas no início. Entretanto, se as escolas médicas não enxergarem a importância de desenvolver esse tipo de pesquisa, continuaremos fadados a ficar nas mãos de esotéricos. A doença deve ser interpretada sob os aspectos patológicos, psicológicos e espiritual, levando em consideração o meio-ambiente. 
FR — Sua tese de mestrado na USP foi sobre "Estrutura da Glândula Pineal Humana". Esta é a glândula mais misteriosa do corpo humano e fica localizada exatamente no centro do cérebro. Ela era chamada pelos antigos filósofos de "sede da alma" e "controlador do pensamento". Fale sobre a glândula pineal.
Sérgio Felipe — A glândula pineal é um órgão sensorial da telepatia, inclusive da mediunidade que seria uma telepatia transdimensional que os indivíduos têm com a dimensão espiritual. A glândula pineal é o órgão sensorial da capacidade de captar o que o outro sente, seja esse outro uma pessoa encarnada ou um espírito desencarnado. A glândula pineal gerencia todos os ritmos do organismo, como a que horas cada indivíduo vai produzir cada hormônio, as batidas do coração, os ciclos do humor, os hormônios sexuais, o ciclo da fome. Enfim, todos os ciclos, sempre ligados ao meio ambiente. Um desequilíbrio da pessoa leva à desarmonia desses ciclos. A pessoa em equilíbrio reflete isto para o corpo. E para onde ela reflete? Reflete para a glândula pineal que, captando essa energia equilibrada, transfere o equilíbrio para o organismo. 
FR — Por que o senhor afirmou que existe uma sincronicidade entre algumas pessoas no nível da captação, da telepatia, ou seja, um pensa o que outro está pensando. Seria afinidade de almas?
Sérgio Felipe — Sim. A sintonia pode ser positiva ou negativa. A sintonia por afinidade positiva leva a uma integração e são afinidades de alma. Já a sintonia negativa é quando alguém está sempre com uma pessoa na cabeça, mas gerando o efeito contrário, leva para a ódio. 
FR — Essas afinidades de alma podem ter vindo de vidas passadas, ao ponto de uma pessoa acabar de conhecer a outra e sentir uma sensação de familiaridade, proteção e até saudades?
Sérgio Felipe — Sim, há pessoas que se unem pela paixão e depois começam vir à tona as diferenças de vidas passadas. Começam surgir reações negativas na relação daqueles que se uniram pela paixão e não sabem de onde vem o sentimento ruim, uma mistura de amor e ódio. Isto acontece também nas relações de família. Entretanto, existem dois tipos de situação. Uma, que a pessoa projeta um mito ou uma imagem que ela criou de determinada pessoa pela qual ela se apaixonou. Conforme a pessoa vai convivendo com o "mito" criado, ela constata que foi uma projeção psíquica. A outra situação é que, factualmente, foi em reencontro de outras vidas em que se criam afinidades de trabalho, amorosas, fraternas, conforme o que representou aquela pessoa no passado. Esses reencontros são muito freqüentes em todas as situações de nossas vidas. 
FR- As vidas passadas trazem os chamados "anjos da guarda", encarnado em outra pessoa, e nem sempre por não o enxergarmos acabamos não seguindo o caminho daquela luz?
Sérgio Felipe — As nossas relações na Terra são regidas por afinidades do passado. Existem pessoas com as quais temos que reaver a forma de lidar, de transformar o ódio em amor, o rancor em perdão. Há aquelas pessoas que têm sintonia com outro, numa missão de unir esforços para darem conta de uma determinada tarefa, têm as pessoas que vieram para ser cuidadas por alguém e tem aquelas pessoas que vieram para prover alguém. Eu acredito que cada pessoa tenha o seu mentor, o anjo da guarda, que é o responsável pelo seu projeto encarnatório aqui na terra. Os papéis mudam como numa peça de teatro, na dramaturgia da vida. 
FR — A glândula pineal tem a ver com a sintonia de almas?
Sérgio Felipe — Não, o que acontece é que o corpo capta os reflexos dessa sintonia de almas, que pode se transformada em desejo sexual porque reagiu junto aos hormônios. Se essas pessoas viveram uma paixão em outra existência, pode ficar na memória. Quando elas voltam para a existência e ao reencontro, a paixão pode somatizar como produção hormonal e intensificar o desejo sexual. O envolvimento sexual é um catalizador de reações psíquicas e traz tudo o que a pessoa tem de bom e ruim.
FR — O senhor diz que "A ciência se cala quando a fé se inicia". Qual é a explicação pzara esta frase?
Sérgio Felipe — O conceito de fé é interpretado de várias formas. Há um tipo de fé que é sinônimo de conhecimento, o indivíduo acredita naquilo que ele conhece. Esse conhecimento pode ser o caminho de sua predestinação, a pessoa sabe que ela tem que seguir aquele caminho. Neste caso, é a fé raciocinada, é a fé da ciência. Entretanto, nem tudo nós conseguimos conceber pela razão porque o universo possui um território de nossa convivência que a razão não consegue alcançar. Por isso, às vezes, por mais que alguém queira se entender com determinada pessoa, ela nunca conseguirá se explicar. Por outro lado, com um sorriso, um abraço, tudo se resolve. Este comportamento é a fé que tem um sentimento de religiosidade, que lida com aquilo que a razão não consegue explicar. O território onde a razão e ciência não alcançam é do sentimento e da espiritualidade. 
FR — Emoções negativas enfraquecem o sistema imunológico. Elas geram as doenças psicossomáticas?
Sérgio Felipe — O senso comum da pessoa percebe uma relação entre a emoção e as alterações do organismo, positivas ou negativas. Os poetas do século 19, por exemplo, quando entravam em tristeza profunda, acabavam morrendo. As emoções são uma produção das pessoas que projetam para o corpo, provocando alterações saudáveis ou doenças, conforme a tonalidade de suas impressões emocionais. Quando a tristeza da alma é profunda, as doenças podem surgir no organismo. 
FR — Estudos da Johns Hopkins University demonstram que pessoas com problemas emocionais ou mal-humoradas estão mais propensas a adquirir doenças graves como o câncer, entre outras enfermidades. Como o senhor vê a questão?
Sérgio Felipe — As pessoas mal-humoradas são deprimidas, auto-referentes, são negativas consigo mesma e transportam esse negativismo em tudo que as cercam. Sob o ponto de vista endócrino, essas pessoas provocam o aumento do hormônio adrenocorticotrófico, que atua sobre as suprarenais, que aumentam a produção do cortizol, inibindo a defesa imunológica. É por isso que a tristeza que está na alma se transporta para o corpo. São as doenças psicossomáticas. 
FR — Há como evitar captar energias negativas de outras pessoas?
Sérgio Felipe — Se uma pessoa entrar em sintonia com a outra que tem energia negativa, ela reforça e acaba fazendo parte dessa psicoesfera. Ma, se ela não entrar na onda da outra, ela consegue manter uma defesa. Entretanto, se a pessoa se ligar a uma mente perturbada e se deixar penetrar, a mente perturbada passa a interferir. 
FR — Por que a Organização Mundial de Saúde colocou a espiritualidade na área da saúde?
Sérgio Felipe — Embora a doutrina médica pregue que a medicina tradicional deva ter um envolvimento da questão humanística e espiritual, a espiritualidade é recente na área. Entretanto, a OMS é bem assintótica no sentido de que a medicina deve ser bio-psico-socio-espiritual. Como a OMS se propõe a coordenar programas de Saúde para as comunidades e todas as populações têm problemas orgânicos, mentais, sociais que envolvem crenças, hábitos e visões de vida num contexto espiritualista, ela entendeu que as experiências científicas sobre a espiritualidade envolvendo saúde, são uma conseqüência da própria postura do órgão. 
FR — O senhor é diretor do Projeto UniEspírito e disponibiliza dois cursos na Internet. Fale sobre isto.
Sérgio Felipe — O UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito) é um projeto da Fundação Espírita André Luiz que já tem dez anos de trabalho. Ele busca os pontos de encontro entre a filosofia, a ciência e a religião, visando a integração do homem numa abordagem bio-psico-sócio-espiritual. Construiremos uma universidade livre, aberta, democrática, popular e comprometida com a ciência e a cultura de alto nível. A Universidade envolve vários países com grupos que trabalham de forma coordenada. Estamos investindo em um ensino "on line", que são cursos multimídia, denominado de "e-learning", no qual a pessoa faz o curso por meio de várias mídias e também com aulas presenciais, marcadas no local com calendário específico. O governo estabelece regras para os cursos "e-learning". Estamos fazendo uma experiência pedagógica, na qual disponibilizamos dois cursos no site
www.uniespirito.com.br. "Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade" (que eu ministrei em vários países da Europa e estou agendado para falar sobre o assunto na Johns Hopkins Universisty, que faz parte das 50 melhores universidades dos Estados Unidos sobre o tema) e "Viajando pelo Cérebro e a Mente". 
FR — O cérebro é um órgão do corpo humano, mas não é raro confundir o cérebro com a mente. Qual é a diferença?
Sérgio Felipe — O cérebro nós pegamos com mão, e a mente é uma expressão do espírito, é o intelecto. Há pessoas com uma mente mais esperta, inteligente e ágil, e outras mais demensiadas. 
FR — Estudos publicados em revistas científicas comprovam que as pessoas que têm fé vivem mais e se curam com mais facilidade. Como o senhor vê a questão?
Sérgio Felipe — Depende. Se a pessoa tem uma "fé de barganha", ou seja, ela dá uma coisa para Deus para receber algo em troca, ela nunca conseguirá nada. Mas se a pessoa se utilizar da fé como força de vida, de coragem, como uma visão existencial, contextualizando sua vida na busca de destinos superiores, do auto-conhecimento, sabendo aliar a transcendência à nossa realidade prática aqui, sabendo mobilizar suas forças positivas, praticando o bem, lhe fará bem para a saúde. A pessoa quando está acometida de um câncer, e não tem uma esperança conduzida pela sua fé, ela se entrega. 
FR — De que forma se produz energia positiva?
Sérgio Felipe — A física entende que quando se imprime uma força que desloca a matéria se produz energia, realizando o trabalho. Quando a pessoa utiliza as forças dela para a realização transformadora da vida, como profissional, cidadão, como pais, filhos, enfim quando ela produz positivamente ela utiliza a sua energia positiva, transformando o meio que rodeia. O estado de euforia saudável da pessoa depende daquilo que ela realiza no mundo de acordo com a sua vocação aptidão. 
FR — Distúrbios psicóticos podem estar envolvidos com casos de possessão e transe?
Sérgio Felipe — Sim, no contexto patológico de certos distúrbios psicóticos pode haver um envolvimento da questãitual como os estados de transe e possessão, inseridos no CID 10, item 44.3 (Código Internacional de Doenças). A possibilidade de interferência de um mundo espiritual nos processos de cura ou doença são fenômenos cuja visualização científica permeia a raridade. Tanto a doença como a cura são processos de conquista diária, e no caso de cura árdua luta que leva tempo. Neste caso somente no momento em que a pessoa se faz merecedora é que advém a cura (lei de ação e reação espiritista). Esta cura está centrada na transformação do espírito em direção de determinados valores como a fraternidade, a humildade, o perdão, o trabalho e o amor.
FR — Afinal, o que faz bem para o espírito?
Sérgio Felipe — O que faz bem para o espírito é a capacidade de amar porque tudo que existe no universo é amor. Biblicamente Deus é amor, tudo que Ele construiu é amor. Mas existem os objetos da criação divina que apesar de serem amor não são capazes de amar porque são seres inanimados. Os seres vivos de diferenciam dos seres inanimados porque eles são capazes de amar. O importante para o esporte é sustentar a capacidade de amar.

http://amigoespirita.ning.com/group/entrevistas/forum/topics/entrevista-do-dr-sergio-felipe?xg_source=shorten_twitter

9 comentários:

  1. Importante e elucidativo post, que vem a demonstrar o quanto nossa sociedade está desinformada. Ciência e religião podem conviver com equilibrio quando se envolvem pessoas equilibradas.
    bjs IVAN CEZAR
    (http://ivancezar.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,
    Esclarecedor. Gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  4. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir
  5. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS: O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (1PE.2.6) – pois isso está na escritura:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. (1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir
  6. BENDITOS DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: CUIDAI QUE MUITAS BÍBLIAS JÁ FORAM INUTILIZADAS PELAS MÃOS DA IGNORÂNCIA, (IS.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    (AP.22.18) – Eu, a todo Aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (AP.22.19) – Se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia; Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro: (2CO.11.31) – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto: (MT.7.23) – Então, lhes direi explicitamente: Caso adulterem a literatura bíblica, ainda que seja à guisa de atualização ortográfica, ou por qualquer outro motivo, também estarão anulando a palavra, e a Santa Lei de Deus; (MT.5.18) – porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (1CO.2.12) – Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente: (LC.10.2) – A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? (DT.3.22) - Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (ÊX.35.10) – Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou; (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o Homem, durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (1PE.1.14)–Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância: (2JB.1.8) – Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão: (JB.6.45) – Está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus: Portanto Aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vêm a mim: Aplicai-vos no estudo e recomposição da literatura bíblica, assim: (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: São 50 letras e 3 sinais que reiteram o testemunho do Nosso Espírito, (HB.3.7) – pois assim diz o Espírito Santo: E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!

    ResponderExcluir
  7. E O VERBO ENCARNADO JÁ SE CONSAGRA NA AÇÃO DO FILHO DO HOMEM:
    (2Rs.21.10) – ENTÃO O SENHOR FALOU POR INTERMÉDIO DOS PROFETAS, SEUS SERVOS, DIZENDO: APRESSAMOS-NOS A CONSAGRAR A AUTO-REVELAÇÃO DE CRISTO, NA NOSSA EXORTAÇÃO; (Is.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    (AP.1.10/11) Achei-me em Espírito no dia 30.09.1985, e ouvi por detrás de mim grande voz como de trombeta, dizendo:: (TB.7.7) – Abençoado sejas, filho meu, porque és filho de um Homem de bem e virtuosíssimo; (1SM.9.20) – e para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel: (GN.27.43) – Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: (DT.6.6) – Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; (EZ.28.6) pois que estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus: (IS.22.4) – Portanto digo: (SL.20.4) – Conceda-te segundo o teu coração, e realize todos os teus desígnios; (LS.15.3) – porque conhecer-te é a consumada justiça, e o saber a tua justiça e o teu poder, é a raiz da imortalidade. (SL.119.130) – A REVELAÇÃO das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples: (GN.28.15) Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores...
    (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola:

    (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5)

    (GN.43.23) – Ele disse:(2TS.1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus, no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira e o vosso mutuo amor de uns para com os outros vai aumentando: (JB.6.27) – Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo: (GL.1.9) E assim como já dissemos, agora repito: (JB.14.6) – Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim: (JS.23.14) – Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (1CO.15.45) – pois assim está escrito, segundo a recomposição das 59 letras e dos 5 sinais que compõem a parábola acima, a saber:

    DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5)

    (MT.21.33) – Atentai noutra parábola:
    (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
    (HB.13.22) – Rogo-vos, ainda, irmãos, que suporteis a presente EXORTAÇÃO que vos escrevi resumidamente; (1TS.2.3) – pois a NOSSA EXORTAÇÃO não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; (2CO.2.17) – porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus: (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1SM.12.3) – Eis-me aqui: Testemunhai recompondo as 37 letras e 5 sinais da parábola acima, gerando o testemunho do Verbo Divino, que diz:
    O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)

    ResponderExcluir
  8. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    ResponderExcluir
  9. (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:
    (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel:
    Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos da vitória da nossa fé: LOUVADO SEJA DEUS; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (1CO.15.18) Os que dormiram em Cristo, pereceram: IS.16.14) Agora, porém, Ele fala e diz: (JB.10.30) Ei e o Pai somos Um: (GN.31.11) Eis-me aqui: (JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos:
    (JB.19.30) Está consumado! (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor: Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL : (IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa; (1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um HOMEM veio a ressurreição dos mortos:

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!